Ziza Fernandes

Ziza Fernandes, estudou piano por 12 anos no Conservatório Santa Cecília, Maringá – PR., aperfeiçoando-se com o professor Paulo Giovanini, na Universidade Estadual de Maringá. Em 1993, no Instituto Musical Solar do Som de Maringá, inicia seus estudos em Técnica Vocal.
Em Curitiba, no Conservatório de Música Popular Brasileira, estudou Técnica Vocal e Interpretação da Canção Brasileira com a professora Liane Guariente e com a cantora Elza Soares. Também cantou como mezzosoprano no Grupo Vocal Brasileirão por três anos e meio, em sua formação inicial, que gravou seu primeiro trabalho em 1996, com arranjos e regência do Maestro Marcos Leite (in memorian), fundador do grupo Garganta Profunda.
Em outros cursos de Técnica Vocal e Interpretação, estudou com as professoras: Liane Guariente, Regina Luccato e Ná Ozzeti. No Canto e Coro Lírico fez cursos com Marcos Thadeu, Martha Herr e Neide Thomas.
Estudou também com a Fisiologista da voz e professora de Técnica vocal e canto, Sira da Silva, na Escola de Música Laudate de Curitiba.
Em 1995 gravou seu primeiro CD “Mais que os pássaros”, produção independente. Desde então vem realizando shows por todo o Brasil e América Latina. Em 1999 gravou seu segundo CD solo intitulado “Volta pra Casa”, pela gravadora Paulinas-Comep e em 2000 gravou o CD “Cantaré”, um trabalho em espanhol, destinado à América Latina.
Em 2001 gravou o CD Bem Simples, em 2002 o CD Meu Tudo inaugurando seu próprio selo independente, o Madreterna Music,  em 2003 o CD Essência; em espanhol, 2004 o CD Mi todo (em espanhol – Madreterna Music) e em 2006 o CD Victoria; participou como solista no CD ao vivo Enredados Brasil, como também no DVD Enredados Brasil. Em 2006/2007 CD Soave (em italiano – Madreterna Music , CD Mio tutto (em italiano – Madreterna Music /2007), CD Duo Suave (em espanhol- Madreterna Music – 2007), CD Vocal Ellas ( Gravadora Canção Nova – 2008/2009), e os dois CDs Voz e Piano – ao vivo Internacional, em português e espanhol, gravado com o pianista argentino Kiki Tróia (em fase de pós-produção – Madreterna Music). Nos CDs Soave e Dúo Soave, ambos “Voz e Violão”, contou com a direção e arranjos de Wilson Lopes, arranjador e violonista de Milton Nascimento há mais de 15 anos.
Tem participado dos maiores eventos musicais relgiosos do Brasil, como o Hallel, em Franca. Maringá e Brasília, o Halleluya realizado em Fortaleza, o Cristo é o Show em Belo Horizonte e outros. Também já participou de turnês fora do país, no México, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, em toda América Central, Canadá, Estados Unidos, Itália, França, Espanha, Israel, etc., onde além de música religiosa, costuma levar bastante MPB por sua musicalidade tão latente.
Além do seus CD’s solo, tem várias participações especiais em outros CD’s católicos, conforme pode ser observado em seu histórico discográfico. Tem trabalhado também como diretora artística de CD;s, produtora vocal de cantores solistas em gravações e diretora dos projetos gráficos dos mesmos CD’s. Sempre unindo a arte em seus diversos aspectos.
É bacharel em Musicoterapia desde 1998, pela Faculdade de Artes do Paraná, em Curitiba. Tem realizado por todo o Brasil um trabalho de formação vocal e de interpretação da Voz, utilizando ferramentas musicoterapêuticas e trabalhando para uma melhor qualificação dos profissionais da voz e do corpo. O primeiro fruto deste trabalho está documentado no livro intitulado: “Voz, expressão da vida” , lançado pela Editora Paulinas em 2005.
Neste projeto de Ziza Fernandes de formação continuada para cantores e atores, em 2009/2010 a artista contará com a parceria de sua amiga, fonoaudióloga e especialista da Voz, Fernanda Ponce. As duas prometem no novo projeto de formaçnao continuada, que deve ser lançado no site oficial até dezembro/2009.
Seu último CD em português, “Um pouco mais de mim”, gravado ela Paulinas-COMEP 2007, revela uma voz amadurecida e letras mais autorais, nas quais se destaca a sutileza da interface religião/cultura, arraigada na cultura brasileira e no trabalho vocal da cantora.
A última e mais atual iniciativa da artista têm sido nas artes visuais. Vemos a multi-artista debruçar-se sobre os Mosaicos, arte visual que une criação, desenho, pintura, execução e estudo técnico, pois Ziza já dá seus primeiros passos de estudo em direção da arte sacra do mosaico, paixão da artista desde sempre. Sua primeira exposição de mosaicos aconteceu no mês de agosto e setembro, no Museu Botânico de Curitiba, numa reunião de artistas e mosaicistas curitibanos.

Deixe a sua nota