Marie Curie



Primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel de Física

Marie Curie nasceu em Warsaw, Polônia, em 1867. O seu nome de solteira era Maria Sklodowska. O Curie surgiu após casar-se com Pierre Curie, por volta de 1894. Ela era física e se interessou pela área da radioatividade, na qual desenvolveu excelentes trabalhos.

É relatado que as pesquisas de Henri Becquerel sobre a radioatividade, estimularam Pierre e Marie Curie a desenvolverem trabalhos nesta área. O polônio e o rádio foram isolados, por eles, nesta época.

Marie Curie também desenvolveu métodos de separação de rádio, a partir de resíduos radioativos, e estudou as suas propriedades.

Em 1903, Marie, Pierre e Becquerel dividem o Prêmio Nobel de Física, em reconhecimento pelos seus estudos sobre a radiação espontânea, descoberta por Becquerel. Em 1911, ela ganha outro Prêmio Nobel, agora de Química, em reconhecimento aos seus trabalhos sobre radioatividade. Além dos dois Prêmios Nobel, ela foi muito reconhecida durante sua carreira científica.

Fonte: netsaber.com.br


__________________________________________

Você poderá adquirir os seu ingresso para o Uma Nota Que Elas Notam, com Eliana Ribeiro e Adriana Arydes, nestes pontos de venda.




Em 1934, Marie Curie morre em Savoy, França.

Deixe a sua nota