Marta Vieira da Silva




Marta Vieira da Silva, atacante do futebol brasileiro e uma das melhores jogadoras de futebol do mundo, nasceu em 19 de fevereiro de 1986, em Dois Riachos, Alagoas. Ela cresceu na pobreza, como seu pai, Aldário da Silva, que era um barbeiro, deixou a família quando ela era apenas um bebê. Tereza da Silva, sua mãe, trabalhou duro para sustentar seus quatro filhos. Marta Vieira da Silva tem dois irmãos mais velhos, José e Valdir, e uma irmã, Angela. Suas técnicas de futebol brilhante são comparadas com as de Pelé, jogador de futebol de renome mundial, que ganhou o apelido de "Pelé de saias". Marta Vieira da Silva joga na posição de meio-campista para Umeå Idrottsklubb (Umeå IK), um clube de mulheres famosas do futebol. Ela atualmente reside em Umeå, na Suécia, um dos mais rápidos cidades crescentes.

No Verão de 2004 Jogos Olímpicos, o Brasil ganhou a medalha de prata com Marta Vieira da Silva em seu plantel. No Sub-19 FIFA Women's World Championship 2004, o Brasil terminou em quarto, mas Marta Vieira da Silva se tornou uma estrela com os seus seis gols no torneio e foi nomeado a Bola de Ouro (Most Valuable Player (MVP)). Ela ganhou o Mundial Feminino da FIFA Jogador do Ano consecutivamente em 2006 e 2007.

Jogando para o Brasil em Mundial de 2007 FIFA Women's Cup, Marta Vieira da Silva marcou dois gols em dois primeiros jogos eo Brasil passou a ganhar as três partidas em seu grupo. De pênalti, marcou 2-0 e igualou Ragnhild Guldbrandsen da Noruega na adjudicação artilheiro da Copa do Mundo de topo, com 5 gols. O Brasil venceu a semifinal da Copa do Mundo contra os Estados Unidos com uma vantagem clara por 4-0. Dos quatro gols que foram marcados, dois foram contribuídos por Marta Vieira da Silva. O Brasil perdeu para a Alemanha no jogo final, mas Marta Vieira da Silva foi eleito o melhor jogador do torneio e foi também o artilheiro da competição.

Marta Vieira da Silva marcou dois gols brilhante para o Brasil a vencer (4-0) contra a China na Olimpíada de Beijing 2008. Ela marcou o primeiro gol no minuto 42 e um segundo que foi o quarto gol para o Brasil no 70 º minuto do jogo. Por seu excelente desempenho, ela ganhou o "Player of the Match". Apesar de seu impressionante desempenho na partida final contra os Estados Unidos, o Brasil perdeu quando os seus adversários marcou um gol extra-tempo. Havia uma sensação de déjà vu que esta derrota foi semelhante à sua perda em Atenas, na Olimpíada de 2004.

Na temporada de 2007, Marta Vieira da Silva, representando o Umeå IK, marcou 20 gols em 18 jogos da Liga e quatro rodadas antes do fim. Marta também ganhou um troféu nacional sueco depois de vencer o AIK por 4-3 em uma partida onde marcou um hat-trick ", incluindo o gol da vitória a três minutos do tempo.

Ao ganhar a Bola de Ouro como o melhor jogador eo Bota de Ouro como artilheiro, Marta Vieira da Silva garantiu um lugar para si na história do futebol feminino. Quando a seleção brasileira derrotou os EUA Sub-20 Selecção Nacional em Jogos Pan-Americanos, Marta Vieira da Silva foi elogiado por todos pela sua performance. A marca das botas foi gravado em cimento no Estádio do Maracanã, e ela é a primeira mulher a ser homenageada, paralelamente brasileira estrelas masculinas. Ela foi Damallsvenskan Melhor Avançado do Ano 2007 e Artilheiro Damallsvenskan de 2004, 2005 e 2006.

Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo são os seus jogadores favoritos e Vasco da Gama é o seu segundo clube favorito, sendo o primeiro Umeå IK.

Outros que não o futebol, Marta Vieira da Silva adora tênis e também toca guitarra em seu tempo livre.

Em 2005, a televisão sueca, fez um documentário intitulado, Marta - Peles Kusin (Marta, primo de Pelé) sobre ela, que capturou alguns de seus melhores momentos no futebol e sua vida.

Fonte: meadd.com


__________________________________________

Você poderá adquirir os seu ingresso para o Uma Nota Que Elas Notam, com Eliana Ribeiro e Adriana Arydes, nestes pontos de venda.

Deixe a sua nota